Sines

Sines é uma cidade portuguesa no distrito de Setúbal, região do Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral, com cerca de 12 500 habitantes.
É sede de um município com 202,7 km² de área e 14 260 habitantes, subdividido em 2 freguesias. O município é limitado a norte e leste pelo município de Santiago do Cacém, a sul por Odemira e a oeste pelo Oceano Atlântico. O litoral do município, para sul de São Torpes, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Nas terras deste concelho há vestígios da época romana, dos Visigodos e Vândalos.
No final do século XII, início do século XIII, foi reconquistada aos mouros e, em 1217, foi confiada aos Cavaleiros da Ordem de Santiago, sediados em Santiago do Cacém.
Em Novembro de 1362, foi-lhe outorgado foral por D. Pedro I (1357-1367) e, em Julho de 1512, D. Manuel I (1495-1521) outorgou-lhe o Foral Novo.
Após a Convenção de Évora Monte, em Julho de 1834, D. Miguel embarcou de Sines para o exílio.
Vasco da Gama (Sines, c. 1460 ou 1468 ou 1469 — Cochim, Índia, 24 de Dezembro de 1524) foi um navegador e explorador português. Na Era dos Descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo Equador. No fim da vida foi, por um breve período, Vice-Rei da Índia portuguesa] título que era usado em algumas monarquias da Europa, para designar os governadores e representantes do rei numa província afastada ou num território ultramarino. - Um dos maiores navegadores da história do mundo. Sines, a terra de onde partiu, foi o galardão para as proezas marítimas que mais desejou até ao fim da vida.
A história recente de Sines está ligada ao início da construção de um porto comercial, permitindo a acostagem de
navios de grande capacidade de carga, o que impulsionou o seu desenvolvimento industrial e populacional a partir de 1971.
Foi elevada a cidade a 12 de Julho de 1997.
No concelho predominam as actividades ligadas aos sectores, secundário e terciário, seguidos pelo primário. Sin
es é um centro industrial, o que se traduz pela localização, neste concelho, de uma refinaria de petróleo, indústrias da petroquímica, de construção de polímeros, de metalomecânica e de produção de vagões, facto promovido pela proximidade do porto comercial, cuja importância tem vindo a crescer desde o início do novo milénio. A pesca, o turismo e os serviços são as restantes actividades com relevância no concelho.